Os cuidados com o delivery no “novo normal”

Sou Conhecimento/ Março 9, 2021/ Uncategorized/ 0 comments

O isolamento social provocou mudanças no consumo. Com grande parte da população trabalhando em casa, a demanda pelos serviços de delivery teve um crescimento gigantesco desde março de 2020.

Com tanto “abre-fecha” decorrente das medidas de combate ao coronavírus, infelizmente muitos restaurantes não resistiram e foram levados a encerrar suas atividades no país. Os outros tiveram que “se virar nos 30” e se adaptar ao novo cenário, para não serem ainda mais prejudicados.

Aqueles que ainda não ofereciam serviço de delivery, tiveram que adequar seus processos e sistemas para manter seu funcionamento, adotando a prática de entregas por aplicativos próprios ou por meio dos aplicativos já existentes no mercado.

Independentemente da pandemia, é importantíssimo que os restaurantes se atentem a algumas medidas de segurança alimentar nos serviços de delivery, também checando junto às plataformas de entrega quais são suas práticas de treinamento. Já que, para o cliente, é o restaurante quem está chegando até ele, não a empresa contratada.

Segundo a CVS 20/2020, os restaurantes devem “Ter procedimento para atividades desenvolvidas pelos entregadores no delivery. No caso de entregadores pertencentes ao quadro do estabelecimento, este é responsável pelo fornecimento
das máscaras e demais produtos de higienização, como álcool em gel 70%, para que os funcionários possam higienizar as mãos, as máquinas de cartões e bags de transporte. No caso de entregadores pertencentes às plataformas de delivery ou empresas terceirizadas, estas são responsáveis pelo fornecimento de materiais e produtos e capacitação de seus funcionários.”

Outra coisa importante é mostrar para os clientes quais são as iniciativas do restaurante para minimizar os riscos de contaminação dos alimentos. Uma boa forma de fazer isso é por meio das redes sociais, mostrando como os alimentos são manipulados e embalados para o transporte. Isso torna a comunicação mais transparente e gera mais confiança em quem irá consumir os produtos.

Medidas a serem adotadas pelos serviços de delivery para a melhoria da segurança alimentar

– O entregador deve lavar as mãos e higienizá-las com álcool gel a cada cliente;
– Ele deverá também usar corretamente a máscara de proteção, trocando-a a cada duas horas;
– Higienizar o meio de transporte do alimento, assim como a parte interna da caixa ou bolsa térmica;
– Usar embalagens adequadas e vedadas para que o produto não seja violado durante o transporte;
– Garantir que o alimento seja entregue em condições de tempo e temperatura que não comprometam sua qualidade higiênico-sanitária;
– Manter os alimentos crus separados dos cozidos;
– Transportar molhos em embalagens diferentes para manter a crocância dos alimentos;
– Dar preferência ao pagamento por meios eletrônicos.

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