Os 5 erros no consumo da carne de frango

Sou Conhecimento/ Março 6, 2021/ Preparo de Alimentos, Uncategorized/ 0 comments

Com as notícias recentes sobre a primeira contaminação de humanos pela cepa H5N8 da gripe aviária na Rússia, foram retomadas as discussões sobre a importância da implantação de boas práticas em toda a cadeia produtiva do frango e de outros produtos avícolas.

Dados divulgados pela Organização Mundial da Saúde (OMS) em 2019 afirmam que mais de 600 milhões de pessoas em todo o mundo adoecem anualmente pela ingestão de alimentos contaminados por bactérias, vírus, parasitas, toxinas ou produtos químicos. Destas, cerca de 420 mil morrem.

Por isso, colocamos abaixo os erros mais comuns cometidos durante o armazenamento, preparação e consumo deste alimento tão presente no nosso cotidiano, que oferece riscos à saúde, se não manuseado da forma correta:

1. Descongelar em temperatura ambiente

Isso pode acelerar a proliferação de bactérias patogênicas, como a Salmonella Typhi. O ideal é descongelar a carne na geladeira até obter seu descongelamento total. Este procedimento demanda mais tempo, mas é a maneira mais segura de se obter um alimento saudável.

2. Não cozinhar na temperatura ideal (74°C)

Em hipótese alguma se deve comer carne de frango mal cozida! Quando colocada em altas temperaturas, há menores chances de as bactérias sobreviverem e causarem doenças.

3. Lavar na pia

Não há a necessidade de lavar a carne crua. Esse procedimento aumenta o risco de contaminação cruzada de alimentos e louças, além de não matar os microorganismos prejudiciais à saúde, que só são eliminados seu cozimento. Para retirar a gordura, marinar a carne em limão e vinagre já é suficiente.

4. Não higienizar os utensílios usados em sua preparação

Os acessórios usados na preparação da carne, como tábuas e facas, devem ser lavados imediatamente após o uso e também não devem ser compartilhados com outros tipos de alimentos, para que não haja contaminação cruzada. As mãos também devem ser higienizadas depois de manusear a carne crua e pegar outro alimento.

5. Armazenar de forma inadequada

Uma vez descongelada, a carne do frango deve permanecer na geladeira em recipiente adequado e vedado, por no máximo 24 horas, e nunca deve retornar para o freezer. Mesmo após seu preparo, também não deve

Share this Post

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*
*