Responsabilidades e consequências da aplicação de boas práticas de manipulação de alimentos

Sou Conhecimento/ Março 30, 2021/ Funcionários, Gestão, Preparo de Alimentos/ 0 comments

Afinal, em quem pesa mais a responsabilidade sobre a falha na aplicação de boas práticas de manipulação de alimentos em um restaurante?

Se pensarmos nas consequências dessa falha, quem sai mais prejudicado é o cliente, já que foi ele que consumiu o alimento possivelmente contaminado e corre grandes riscos de ficar doente, contrair infecções parasitárias ou, em casos extremos, morrer!

Em segundo lugar, eu diria que é o dono do restaurante, que pode ter seu nome queimado, perder sua credibilidade, ter de pagar multas ou, até mesmo, fechar seu estabelecimento. Por último, os funcionários do restaurante, que podem perder o emprego e prejudicar seu crescimento profissional.

Mas será que não tem algo de errado nesta ordem? Ironicamente, as responsabilidades e consequências da aplicação de boas práticas são inversamente proporcionais.

Os funcionários do restaurante são justamente quem tem que dominar as boas práticas de manipulação, já que a maior parte das doenças transmitidas por alimentos é causada, principalmente, por alimentos manipulados incorretamente.

Estudos já mostram também que funcionários de restaurantes que são submetidos a cobrança excessiva, sobrecarga de horas e de tarefas, problemas de relacionamento com chefe/supervisor podem negligenciar as boas práticas de manipulação no dia a dia.

Por isso, além de capacitar corretamente os funcionários e conscientizá-los quanto à importância da adequação de suas práticas, é fundamental buscar o equilíbrio de horas trabalhadas e um bom relacionamento interpessoal com a equipe de trabalho, a fim de reduzir os riscos de contaminação.

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