Pet friendly: cada vez mais um diferencial em estabelecimentos de alimentação

Souconhecimento/ Outubro 20, 2019/ Estrutura Física, Funcionários, Higiene Ambiental/ 0 comments

Quando um estabelecimento de alimentação se considera Pet friendly, em português, um amigo dos animais, agrega valor e atrai clientes pelo simples fato de aceitar a presença de um membro da família.

Sim! Um membro da família! Dados, de 2018, do IBGE e do Instituto Pet Brasil apontam uma estimativa total de 139,3 milhões de animais de estimação.

O Serviço de Proteção ao Consumidor realizou pesquisa que apontou que 61% dos brasileiros veem seus animais de estimação como parte da família e muitos deles gostariam de incluir mais os pets em suas rotinas fora de casa.

Sendo assim, os números não mentem, a demanda existe. Mas, do ponto de vista, da segurança de alimentos será possível atender a esses pedidos dos donos?

A Sou faz hoje uma análise das legislações vigentes sobre o assunto e os cuidados na hora do restaurante se identificar como Pet friendly.

Você já deve ter visto em alguns comércios e shoppings placas identificando que a presença de pets é liberada, desde que siga alguns critérios estabelecidos pelo estabelecimento, como porte do animal.

A lei municipal de São Paulo (n° 10.309) traz a proibição da entrada ou permanência de animais em locais ou estabelecimentos onde se manipulem, beneficiem, preparem, vendam ou fabriquem produtos alimentícios.

Sendo assim, estabelecimentos de alimentação são proibidos?

Não é bem assim, a Vigilância Sanitária estabelece algumas regrinhas para a permissão da presença dos animais em restaurantes e cafés. Confira as exigências:

  • Área específica para clientes com cachorros, coberta e arejada, sendo somente permitido na área de consumação e deve ser distante do local de saída dos alimentos ou recepção de matérias primas;
  • Essa área deve ser revestida de material sanitário (liso, não poroso, de fácil limpeza e desinfecção);
  • Ponto de água para limpeza;
  • Disponibilizar sacos plásticos para a limpeza das fezes dos animais e uma lixeira disponível para esse descarte;
  • Funcionário exclusivo para a limpeza que não manipule alimentos.

Somado a isso, algumas orientações do estabelecimento devem ser expostas aos clientes como:

  • Não utilização de utensílios do restaurante para alimentação do pet;
  • Garantir que o animal seja dócil e com as vacinações em dia;
  • Equipar o animal com coleira e em boas condições de higiene;
  • Não adentrar com o animal para a área de manipulação ou venda de alimentos.

Depois de garantir a adequação de seu estabelecimento para as exigências da Vigilância Sanitária, o estabelecimento pode investir na ambiência desse espaço.

Como já apontado, os pets são vistos como parte da família e nada melhor para os pais que saberem que seus filhos são bem cuidados.

Então, quando possível, o estabelecimento pode disponibilizar potes com água, caminhas e almofadas (com a correta periodicidade de limpeza), alguns tipos de brinquedos se o dono desejar, entre outros toques extras que podem fidelizar o cliente.

A Sou ama animais e vê o movimento Pet Friendly como uma grande oportunidade de marketing e fidelização de clientes mas, reforça as exigências da Vigilância Sanitária. Quer ajuda com as adaptações? Entre em contato com a gente!

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