Avaliação de restaurantes em aplicativos: o marketing positivo ou negativo
Eu tenho certeza que você já viajou ou até mesmo estava em sua cidade e digitou no Google o nome de algum restaurante específico ou de alguma categoria culinária (ex: comida japonesa), na tentativa de pesquisar a avaliação de restaurantes por outros consumidores.
Não é mesmo? Nós gostamos de nos preparar e avaliar os pontos antes de tomar qualquer decisão.
Para a avaliação de restaurantes, isso não é diferente. Perguntas como essas, são frequentes:
- Será que esse restaurante é bom?
- Qual será a média de preço?
- E a limpeza? Alguém já passou mal?
- Tem espaço kids para meus filhos? Vou pagar cover?
Sendo assim, a chegada de aplicativos de avaliação de restaurantes veio para solucionar muitas dúvidas. Entretanto, criou uma transparência de experiências que é, definitivamente, um desafio para os restaurantes e consultores de alimentos.
Imagine, todas as experiências do estabelecimento registradas para quem quiser ler, um livro aberto dos erros e acertos.
A Sou traz, hoje, essa ferramenta que são os aplicativos de avaliação, como um ponto a ser trabalhado nas consultorias.
Certamente essa competição de estrelas e notas pode incentivar uma equipe de funcionários em ser cada vez melhor mas também, ajudar a aprimorar pontos de controle.
Inicialmente, vamos elencar alguns desses aplicativos:
- TripAdvisor
- Ifood
- Kekanto
- Uber Eats
- Foursquare
- Foodspotting
Desde já, você já consegue identificar a maioria deles. E muito provável, já usou algum desses para avaliar um restaurante.
A princípio nesse papo de hoje, vamos focar no TripAdvisor, um aplicativo de avaliação de restaurantes, hotéis e até mesmo avaliador de pontos turísticos.
Da mesma forma, que ter o perfil de um restaurante no aplicativo é um ótimo negócio por gerar mais visibilidade na internet, pode ser um marketing ruim, dependendo de sua estrutura física, boas práticas de manipulação de alimentos e treinamento de funcionários.
Se liga, nessas avaliações:
Certamente, se fosse uma pessoa a procura de um bom restaurante ou com alguma alergia já excluiria das minhas opções. Você faria o mesmo?
Assim também, meu poder de escolha pode incluir um restaurante nos queridinhos ao visualizar avaliações como essas:
Dessa forma, principalmente, com a evolução tecnológica fica cada vez menos possível não se preocupar com um excelente treinamento de funcionários para boas práticas, estrutura física e processos de trabalho que assegurem uma refeição de qualidade e com rapidez.
Bem como, o papel do consultor de alimentos é fundamental para reverter avaliações negativas e aprimorar cada vez mais avaliações positivas.
Sabe aquelas imagens de avaliações negativas? Imagine você que a resposta do restaurante fosse voltada não para procurar culpados e sim, na contratação de um consultor de alimentos para evitar que isso aconteça no futuro.
Quantos aos casos de alergia alimentar (perigo importante de vida), por exemplo, um treinamento de funcionários é fundamental para capacitar tanto atendentes como funcionários da cozinha.
Certamente, um treinamento irá abordar os cuidados de contaminação cruzada e também orientar a equipe de atendentes para a composição dos pratos, para que assim possa atender o cliente com excelência e segurança.
Logo, podemos definir o uso dos aplicativos de avaliação de restaurantes como um potencial de crescimento importante para o restaurante. Reforçando a presença do um consultor de alimentos não como um luxo e sim uma real necessidade.
Da mesma forma, que no Tripadvisor, os outros aplicativos apresentados refletem as experiências dos usuários. Ninguém confia em um restaurante de marmitas no Ifood que tem 1 estrela. Não é verdade?
E você? Qual sua experiência profissional ou pessoal com aplicativos de avaliação? Como consultor já respondeu alguma crítica ou elogio? Compartilhe suas histórias com a gente 🙂