Treinamento de funcionários: as dicas que você precisa saber!
Sabemos que realizar o Treinamento de Funcionários é peça chave no bom desenvolvimento de um estabelecimento de alimentação. E certamente, é um dos maiores desafios do consultor de alimentos.
A Sou recebe várias dúvidas quanto ao processo de treinamento de funcionários. Sendo assim, reunimos aqui algumas dicas para melhorar seu treinamento. Papel e caneta na mão ou bloco de notas do celular para os moderninhos.
Faça um treinamento que você considera INCRÍVEL!
Primeiramente ao planejar um treinamento de funcionários em Boas Práticas pensamos em todas as exigências da Vigilância Sanitária e, sim, essa deve ser uma prioridade.
Entretanto, se você busca excelência de seus funcionários, você também tem que dar o seu melhor. E como fazer isso?
Saia da mesmice, por isso, nada de power point cheio de textos! Você é capaz, procure outras estratégias, nós já comentamos aqui sobre a utilização da gamificação como estratégia mais interativa em treinamentos de funcionários. Confira aqui.
Algo muito importante: sempre que puder, teste seu treinamento! Mostre para amigos, ao treinar você consegue ver na prática os pontos fracos e fortes.
Sob o mesmo ponto de vista, em nossa constante busca por atualização, nos deparamos lá no Food Safety com a pirâmide de William Glasser.
A pirâmide busca categorizar os aprendizados. Através dela podemos ilustrar que, um treinamento onde os funcionários podem ouvir, ver, discutir, colocar a mão na massa e depois ensinar/explanar o conteúdo, gera uma capacidade de aprendizado que é incrível.
Planeje um treinamento condizente com o perfil do cliente.
Não adianta fazer um treinamento e investir seu tempo em elaborar um treinamento que não condiz com o perfil de estabelecimento do cliente. Como por exemplo, usar uma dinâmica de guarda de amostras, para um local que só vende pratos a la carte.
Para isso, você pode analisar as necessidades do cliente mesmo antes do dia do treinamento. Se o local tiver interesse em contratar visitas, você poderá avaliar melhor os pontos fracos para que assim possa focar nos próximos treinamentos.
Dê aos seus funcionários, a orientação que eles precisam.
Você avalia o impacto de seu treinamento ?
Muitas vezes, quebramos a cabeça para montar o treinamento perfeito e quando finalmente finalizamos, saímos triunfantes e com aquela certeza do “agora vai”. Mas, será que os funcionários também compartilham dessa certeza?
Temos uma notícia para te dar. É o momento pós treinamento, o mais importante.
Para mensurar o impacto, existem diversas técnicas, como:
- check list antes e após o treinamento;
- pesquisa de conhecimentos com os funcionários antes e depois (não precisa ser uma provinha chata, transforme isso em um jogo com brindes, por exemplo);
- auto avaliação pelos funcionários quanto ao seu cumprimento das orientações;
- avaliação de parâmetros do próprio estabelecimento como: taxa de desperdício de alimentos, satisfação de clientes, nível de organização da cozinha (o consultor pode criar seu próprio sistema de pontos);
O consultor está disponível para retirada de dúvidas?
A princípio imaginamos que todos os funcionários irão participar ativamente do treinamento, tirar dúvidas, fazer perguntas ou responder os seus questionamento, certo?
Devemos entender que a timidez está presente em diversas pessoas e, portanto, com os funcionários isso não seria diferente.
Algumas pessoas tem medo de perguntar, mas isso não as faz pessoas menos capazes ou interessadas.
Portanto, quando variamos os tipos de dinâmicas, conseguimos atingir tanto as pessoas que são mais extrovertidas, quanto as introvertidas. Dinâmicas que se adaptam bem para os mais tímidos são aquelas em que os funcionários precisam se comunicar através da escrita. Assim, ele pode se sentir mais a vontade na hora de participar.
Os proprietários ou gerentes participam do treinamento?
Sabe quando a gente era criança? Com certeza você tinha alguém em quem se espelhava, aquela pessoa de referência. No ambiente de trabalho também é assim. Os funcionários sempre se espelham em alguém.
Já que os gerentes e donos do estabelecimento assumem papel de líder, é geralmente neles que os funcionários se espelham. Se eles fazem algo de errado ou certo, a tendencia é que os funcionários façam igual.
Então, como esperar que o funcionário lave as mãos após utilizar o banheiro, se o próprio gerente não o faz?
A presença dos chefes e gerentes no treinamento e, ainda mais, seu exemplo no dia a dia faz TODA DIFERENÇA para a melhora das boas práticas e evolução do aprendizado.
A Sou buscou alguns pontos de alerta e trazer algumas soluções para o método de trabalho dentro de um treinamento de funcionários.
Você conhece alguma dica legal para treinamento de funcionários ou testou alguma dinâmica que foi muito efetiva? Conta pra gente! Adoramos compartilhar conhecimento.
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