Planejamento em consultoria: conheça o método SMART.

Souconhecimento/ Dezembro 15, 2019/ Gestão/ 0 comments

Sabemos que você está acostumado a ver por aqui artigos voltados às legislações, treinamento de funcionários, inovações na prática e muito mais. Entretanto, hoje a conversa da Sou com vocês será sobre planejamento na consultoria.

O consultor antes de tudo é um empreendedor no mercado de trabalho.

E com a proximidade do final do ano é natural que um processo reflexivo aconteça e mais natural ainda é o planejamento do ano seguinte para os negócios.

Entretanto, não basta planejar o processo de trabalho somente na virada do dia 31!

Realizar um planejamento exige o uso de ferramentas e estratégias para que os objetivos desse novo ciclo sejam bem determinados. E, assim, a chance de sucesso aumenta e muito!

Então papel e caneta na mão ou o celular/tablet para os moderninhos 😉 Falaremos sobre uma metodologia ótima para o planejamento do seu novo ano de trabalho.

META SMART

Essa metodologia vai te ajudar a definir o que você realmente quer para esse novo ciclo e melhorar seu planejamento em consultoria. Parece simples, não é mesmo? Saber qual seu objetivo.

Mas, então responda pra você mesmo agora, qual o objetivo para seu negócio nos próximos 12 meses?

Então, vamos lá colocar o SMART em prática!

Assim como na imagem, iniciaremos a explicação de forma gradativa, como subir uma escada. A primeira das letras é o S de específico (tradução) que significa que sua meta deve ser tudo, menos vaga.

Se sua meta for: aumentar o número de clientes. Ela será específica?

Afinal, como especificar? Sua meta é ter mais clientes, ok. Mas, atente-se a essas perguntas:

  • Quantos clientes quero conquistar?
  • Qual estratégia usarei para aumentar o número de clientes? Irei aumentar minha presença online?
  • Para minha estratégia funcionar, irei trabalhar sozinho ou preciso contratar outra pessoa?
  • Qual a faixa de investimento ($$)?

São algumas perguntas que podem te ajudar a afunilar metas mais amplas.

Eba! Agora você já tem uma meta mais específica! Vamos para próxima letra? Lá vem o M de mensurável.

Quando criamos uma meta devemos ter mecanismos para mensurar se a mesma foi ou não cumprida. Para isso sua meta, aquela lá de obter mais clientes deve responder algumas perguntas também, como:

  • Como vou monitorar essa meta?
  • Em quanto tempo pretendo que ela seja cumprida? *Por isso a importância da letra S, quando eu coloco que quero conquistar 3 clientes, fica mais fácil e palpável de determinar em quanto tempo quero que isso aconteça.

A seguinte letra é muito importante para sua saúde financeira e, principalmente, mental. Chegamos na letra A, de Alcançável.

É claro, que nos desejamos que o próximo ano seja de muitas realizações mas, devemos sempre manter o pé no chão. De que adianta eu estabelecer uma meta de 1000 novos clientes se, eu não tenho funcionários para atingir tal meta, talvez não exista em minha região 1000 clientes, por exemplo.

Mais uma vez, você deve fazer uma entrevista com sua meta e pedir algumas respostas.

  • Em minha trajetória, tenho embasamento para acreditar que posso conquistar tal meta? Talvez 1000 seja demais mas, que tal 100/200/300?
  • Eu acredito que seja possível?

Nós acreditamos muito no potencial de cada consultor, metas devem ser ousadas (com certeza) mas, até para ousar devemos planejar. Os 1000 clientes virão mas em seu tempo.

Que letra estávamos? Ah é verdade, #partiu para a penúltima a letra R, realista ou relevante.

Me diga, do que adianta traçar uma meta que não seja relevante para o seu negócio?

Para o consultor é importante ter mais clientes, certo? Isso terá um impacto positivo no desenvolvimento.

Última porém, não menos importante. Chegamos no Temporizável, ou seja, toda meta (assim como o carnaval) tem seu fim. Conversamos um pouco sobre isso na letra M de mensurável.

Não crie metas com prazos infinitos. A chance de deixar sempre pra amanhã é muito grande.

Após toda essa conversa, vamos mudar aquela meta de “quero mais clientes para o próximo ano?”? Que tal, depois do método SMART ela se transformar nessa frase:

Eu, como consultor, até julho de 2020, desejo aumentar em 30% o número de clientes, através de uma maior presença online com estratégia de mensagens direcionadas aos clientes em potencial, garantindo assim atingir o público alvo.

Mais objetivo e esclarecedor, como um planejamento de consultoria deve ser.

Você pratica outro método para se planejar? Conta pra gente! Deixe seus comentários e se tiver dúvidas, vamos te ajudar 🙂

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