Cozinha: a normalização do errado!

Souconhecimento/ Junho 24, 2019/ Funcionários/ 0 comments

Muitas vezes entramos em uma cozinha e ficamos impressionadas, às vezes até meio indignadas com algumas situações que vivenciamos. Já encontramos tela furada, cheiro de esgoto, utensílios quebrados ou soltando partes, pragas. Mas não conseguimos deixar de pensar: “mas não é possível que ninguém está vendo esta situação?”

Depois de anos tendo essa mesma sensação, percebemos que isto é comum. E não só na área de cozinha. Batizamos de “cegueira por falta de atitude.”

Explicamos: você trabalha em um ambiente que manipula alimentos e começa a perceber certos erros. Quando você notifica seus superiores ninguém toma uma atitude. As razões para a falta de atitude não são tão importantes aqui. Geralmente variam entre descaso, falta de dinheiro ou porque já foi atingido pela cegueira.

O caso é que chega um momento que você cansa de falar. E se mantém no emprego, por inúmeras razões, mas, para conseguir continuar, desenvolve a cegueira.

Essa é a razão da importância de um consultor de alimentos. Este profissional nunca viu esta cozinha antes, portanto, está sem a cegueira. Consegue apontar coisas que talvez foram vistas antes da perda a visão. Chega com novas ideias, soluções, contatos que auxiliam a resolução dos problemas considerados sem solução!

Exemplo real de solução para cozinha

Um exemplo prático, foi em um bar que atuamos. Na primeira visita já foi nítido um caso de cruzamento de fluxo com possibilidade de contaminação cruzada. O passa pratos era comum para os pedidos que saiam do cozinha e para os restos de comida e lixo que voltava das mesas. Quando o bar enchia, muitas vezes, acumulava pratos sujos e faltava espaço para a saída dos pratos “limpos”, ou seja contaminação cruzada.

Assim, a solução sugerida por nossos consultores foi dividir o passa pratos em dois andares (foto). No andar superior sairiam os pratos prontos e no inferior voltariam os sujos. Optamos por esta ordem pois os restos de comidas de pratos sujos se fossem acondicionados no andar inferior, poderiam cair nas preparações limpas que aguardavam para ir para as mesmas na parte de baixo.

Passa prato em cozinha (imagem meramente ilustrativa, retirada da internet)

Quer saber mais sobre contaminação cruzada? Leia nosso artigo sobre lavar frango antes de cozinhar.

Share this Post

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*
*