Marmita precisa de controle?

Souconhecimento/ Junho 17, 2019/ Distribuição de Alimentos, Transporte de Alimentos/ 0 comments

A marmita é a salvação de muita gente na hora do almoço, né? Mas se um restaurante trabalha com este serviço, com o que ele tem que se preocupar?

Primeiro, é necessário ter claro que colocar a comida dentro da marmita encerra a responsabilidade. Pelo contrário, ainda existe um super desafio pela frente.

A partir do momento que este alimento termina de cozinhar, ele já está sujeito a nova proliferação de microrganismos. As temperaturas começam a cair e ficar ideais para multiplicação de bactérias.

Por isso, a legislação do estado de São Paulo estabelece a seguinte regra: alimentos quentes: se estiverem acima de 60°C, eles pode aguardar até 6 horas. Porém se estiverem abaixo de 60° C, o máximo que podem esperar é 1 hora.

Mas alimentos frios, que foram mantidos abaixo de 10°C, podem esperar até 4 horas. Já aqueles entre 10 e 21°C, só poderão ficar por, no máximo, 2 horas em espera.

Então, este restaurante vai precisar com urgência de um termômetro. Caso o alimento quente, que vai para a marmita, fique abaixo de 60°C, ele tem apenas uma hora para: colocar na marmita, o entregador recolher e entregar o alimento, e o cliente consumir… tem que ser rápido!

A entrega da marmita também deve ser monitorada?

Posteriormente temos um aspecto importante: a entrega. A princípio, deve ser considerado se o serviço de entrega é próprio ou terceirizado. Considera-se muito mais fácil organizar controles de tempo e a temperatura com um funcionário da própria empresa.

Atualmente, com serviços de entrega por aplicativos, este controles tornam-se praticamente impossíveis. Então, nossa única saída é monitorar apenas o tempo de entrega do motorista. Quando somamos este tempo ao que o alimento aguardou depois de pronto, a somatória não pode ser maior que uma hora.

Um consultor de alimentos pode auxiliar com este controle de tempo e temperatura ou com outros serviços de monitoramento como o cliente oculto…

Gostaram da dica? Se além de marmitas, seu restaurante serve frituras, você vai gostar de ler esse artigo aqui.

Share this Post

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*
*